sábado, 27 de novembro de 2010

A Fenomenologia, autor por autor

No seguimento do encontro do ano passado sobre Fenomenologia em Portugal que contou com a participação de António José de Brito, o Instituto de Filosofia da FLUP e o grupo de investigação MLAG (Mind, Language and Action Group) organizam agora um ciclo de conferências intitulado Phenomenology author by author, tendo por finalidade a discussão de alguns dos principais nomes ligados à Fenomenologia, nomeadamente Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty, podendo posteriormente partir destes e da sua obra para as mais recentes investigações a decorrer em Portugal, dentro desta área do pensamento filosófico.
O leque de conferencistas será constituído pelo Professor José Maria Costa Macedo e Maria José Cantista, ambos ex-docentes do Departamento de Filosofia da FLUP, assim como por Pedro Alves, docente na FLUL, e Clara Morando, doutoranda da FLUP.  

Programa

- A primeira sessão, que será dedicada a Husserl e a Fenomenologia, irá ser orientada por Pedro Alves e será apresentada no dia 3 de Dezembro (sexta-feira).

- A segunda sessão, na qual se abordará Heidegger e a Fenomenologia,estará a cargo de José Maria Costa Macedo e terá lugar no dia 6 de Dezembro (segunda-feira).

- A terceira sessão, onde se discutirá acerca de Sartre e a Fenomenologia, estará a cargo de Clara Morando e irá decorrer no dia 13 de Dezembro (segunda-feira).

- A quarta e última sessão, ainda sem data confirmada, versará sobre Merleau-Ponty e a Fenomenologia e será apresentada por Maria José Cantista.

Este ciclo de conferências decorrerá na FLUP nas datas acima mencionadas, a partir das 14h30, na Sala do Departamento de Filosofia (Torre B – Piso 1). Este evento tem entrada livre e está aberto a todos os interessados.

Sem comentários:

Enviar um comentário