quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jorge Barradas e o painel do Infante D. Henrique

«...a cobiça de "acabar grandes e altos feitos", o domínio de si, o bom acolhimento de grande senhor na austera continência. Raro bebia vinho; passou toda a vida por casto e usaria cilício. Finalmente, as exclamações do apologista, tão sinceras de tom, diante de uma vida inteira dada a devassas de mar: "Oh quantas vezes o achou o sol assentado naquele lugar onde o deixara o dia dantes", etc., "cercado de gentes de diversas nações".
Este passo de Zurara atrai necessariamente o delicado problema de Sagres como residência e escola.
»

Foi através de uma mesma leitura historicista da vida e da obra do Infante D. Henrique que Jorge Barradas criou e desenvolveu um curioso painel, subordinado à temática do Infante e da Escola de Sagres, destinado à Exposição do Mundo Português, realizada em Lisboa em 1940.
Muitas das obras realizadas para esse grande evento foram posteriormente desmanteladas e abandonadas em armazéns. Outras, com menos sorte, foram mesmo destruídas. Felizmente, a sobriedade e sensibilidade de algumas personalidades têm vindo a contribuir para a recuperação desse património, outrora efémero, mas cujo testemunho histórico-iconográfico constitui um valiosíssimo tesouro para a compreensão de uma dada época. O mesmo aconteceu com este curioso painel, adquirido pela Universidade Portucalense - Infante D. Henrique, instituição de ensino privado de referência internacional que o tem o infante português como  seu patrono. Adquirido por influência do carismático Professor Doutor José Manuel Tedim, reconhecido historiador de arte afecto àquela instituição e à Faculdade de Letras da  Universidade de Coimbra, este painel foi terminado em 1938 por Jorge Barradas, tendo recebido um restauro do pintor Avelino Leite em Outubro de 1999.
Hoje, para admirar livremente este histórico painel, basta visitar as instalações da Universidade Portucalense - Infante D. Henrique, onde se encontra exposto.

Aspecto geral do painel do Infante D. Henrique, da
autoria de Jorge Barradas.

Pormenor da representação do Infante D. Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário