segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os novos monstros do jazz nacional

Henrique Fernandes e João Filipe numa ilustração da autoria de
André Coelho.

Two White Monsters Around a Round Table é o nome de um dos mais interessantes duos de jazz portugueses da actualidade. Com uma abordagem nada ortodoxa ao nível desse género musical, este projecto, caracterizado pelo duplo diálogo entre a bateria e o contrabaixo eléctrico, nasceu na cidade do Porto em meados de 2009, do encontro entre os músicos João Filipe e Henrique Fernandes. O ecletismo musical de cada um dos interpretes, ligados a diversos projectos dentro dos mais variadíssimos espectros musicais, torna a sonoridade de Two White Monsters Around a Round Table deverás singular, captando a atenção até dos menos aficionados do jazz. A mistura entre a liberdade improvisadora e o carácter experimental confrontam neste projecto uma dicotomia caracterizada pela construção e desconstrução de estruturas musicais.
Em vésperas da edição de mais dois trabalhos originais, este duo portuense aproveitou agora para reeditar o seu EP promocional, há muito esgotado, distribuído ao longo da sua primeira tournée nacional, realizada durante 2010. Lançado no passado Sábado dia 22, pela editora e distribuidora Latrina do Chifrudo, este trabalho cuja gravação ficou a cargo de Gustavo Costa, igualmente responsável pela inclusão de alguma electrónica adicional, foi alvo nesta segunda edição de uma remasterização por parte de André Coelho que ilustra também o artwork deste trabalho. 
Esta nova edição limitada do EP de estreia dos novos monstros do nosso jazz de vanguarda, encontra-se disponível através da Latrina do Chifrudo, pela módica quantia de apenas 5€ mais portes.

Sem comentários:

Enviar um comentário