quarta-feira, 13 de abril de 2011

Filosofia e Literatura n'A Águia e na Renascença Portuguesa

«Revista de literatura, arte, ciência, filosofia e crítica social que se publicou no nosso país entre 1910 e 1932. A Águia foi o seu nome, revelador simultâneo de uma aspiração, a de quem sonha com o céu, e de uma condição, a daquele que vê mais porque voa, e voa mais alto. (...)
Geração inquieta, a que lhe deu substância, geração pensante e criadora, geração de passagem de um século a outro, de um regime para outro.
Instalada a República em 1910, foi ela bem acolhida por numerosos intelectuais, que a encararam como o despertar da Pátria Portuguesa do longo sono que a tinha arrastado por séculos de decadência.
Porém, cedo se torna evidente para esses intelectuais a premência de uma intervenção, já não política, mas pedagógica, que viabilize o desejado ressurgir da Pátria Portuguesa.
»
Marieta Dá Mesquita em A Águia.

(Clicar no cartaz para ampliar.)

Integrado no ciclo de conferências subordinado à temática A Águia & a República - 100 anos depois, iniciado no passado dia 1 de Abril na Biblioteca Pública Municipal do Porto, tomará lugar amanhã, dia 14 de Abril, pelas 17:30, na sala 201 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), uma comunicação do profícuo investigador e pensador Pinharanda Gomes intitulada Filosofia e Literatura n'A Águia e na Renascença Portuguesa
Promovido pelo Grupo de Investigação Raízes e Horizontes da Filosofia e Cultura em Portugal do Instituto de Filosofia da FLUP, este evento contará ainda com as intervenções de Celeste Natário e Renato Epifânio. A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário