quinta-feira, 14 de julho de 2011

Festival Internacional de Polifonia Portuguesa

«Os compositores de música religiosa, sobretudo quando eram mestres das capelas de música, não compunham por diletantismo nem por encomenda. Tinham a consciência da missão que lhe estava reservada dentro das funções que exerciam ao serviço da Igreja e tinham que pensar que a música que escreviam não era apenas destinada ao louvor e glória de Deus, mas contava com a assistência dos Ofícios litúrgicos e impunham-se impressioná-la ao ponto de levantar os espíritos para Deus.»
José Augusto Alegria em Polifonistas Portugueses.

(Clicar na imagem para ampliar.)
A Polifonia Portuguesa constitui uma importante parte do património musical nacional, encerrando em si um valor inestimável. Compositores como Duarte LoboPedro de Cristo, Filipe de MagalhãesManuel Cardoso, Francisco Martins, Manuel Mendes, entre inúmeros outros, espalharam o seu talento pelo velho continente e, em alguns casos, também pelo novo mundo, aproximando o fiel a Deus, através dessa linguagem universal que se dá pelo nome de música. A beleza das composições portuguesas de tradição polifónica, empreendidas durante os sécs. XVI e XVII, conquistaram no seu tempo um lugar de destaque entre as várias escolas europeias, garantindo desse modo um lugar de destaque na história universal da música.
A necessidade de promover, estudar e manter vivo este importante legado da cultura portuguesa levou-nos já, noutras ocasiões, a promover neste espaço a Cappella Musical Cupertino de Miranda que apresenta agora, com a Fundação Cupertino de Miranda, o I Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, a decorrer durante os dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de Julho, nas cidades de  Amarante, Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Santiago de Compostela (Espanha) e Vila Nova de Famalicão. A integrar estes concertos estarão, para além da Cappella Musical Cupertino de Miranda, vários organistas internacionais convidados.

Programa

22 de Julho
21h30, Sé de Braga

23 de Julho
18h00, Igreja Misericórdia, Ponte de Lima
22h00 Igreja São Gonçalo, Amarante

24 de Julho
18h00, Mosteiro de Tibães, Braga
22h00, Igreja Bom Jesus, Braga

29 de Julho
21h30, Igreja Mosteiro Landim, Vila Nova de Famalicão

30 de Julho
19h00, Igreja de San Martín, Santiago Compostela

31 de Julho
21h30, Igreja N. Sra. Oliveira, Guimarães

Todos os espectáculos deste festival serão de entrada livre e gratuita. Para mais informações, a organização estará disponível através do número de telefone (+351) 252301650.

Sem comentários:

Enviar um comentário