domingo, 17 de julho de 2011

Fundação Lusíada

«A Fundação Lusíada nasce da consciência de uma responsabilidade: responsabilidade de um grupo de portugueses de pensamento português e de vontade portuguesa, perante os seus compatriotas exilados dentro das fronteiras nacionais ou emigrados e espalhados pelo mundo; perante os que foram portugueses e hoje já não o são, mas guardam dentro de si a semente imorredoira de um projecto colectivo de civilização; e perante os que, nacionais de outras nações, integrados politicamente na sua cidadania, contudo sentem bem a importância de um entendimento supra-nacional, com fundamento na cultura e língua lusíadas.
Numa frase que se tornou como que a legenda ou mote da Fundação: “Dar aos portugueses um pouco mais da consciência de si próprios. Dar às comunidades um melhor sentido da sua ligação às origens”. Esta, a doutrina que a Fundação se propôs no instante em que foi concebida, criada e juridicamente instituída em 6 de Março de 1986. Ela permanece viva e farol nas actividades da instituição que se propôs, por isso, “realizar uma obra destinada ao bem comum e à utilidade pública, sem quaisquer fins lucrativos, inteiramente à margem de objectivos partidários e ideológicos, em espírito de serviço e colaboração com todas as instituições públicas e organismos privados de carácter cultural convergente”.»
Dr. Abel de Lacerda Botelho sobre a Missão da Fundação Lusíada.

(Clicar na imagem para aceder ao site da Fundação Lusíada.)

A Fundação Lusíada foi criada por acto notarial público no Cartório Notarial de Vila Real a 6 de Março de 1986, tendo sido seu fundador o Dr. Abel A. M. de Lacerda Botelho. Os objectivos e propósitos últimos desta Instituição estiveram sempre bastante vincados nos estatutos, reveladores do seu interesse máximo em promover a  «defesa e divulgação da língua e da cultura portuguesa nos países de língua portuguesa, nos países onde existem comunidades lusas e em qualquer outro país onde tal se torne útil ou necessário». 
Apresentada publicamente a Portugal e ao mundo a 19 de Maio de 1986,  na cidade de Lamego, numa cerimónia que contou, entre outras personalidades, com a presença de António Quadros, a Fundação Lusíada começou desde logo a reunir em seu redor alguns dos principais nomes da esfera cultural e filosófica portuguesa como Dalila L. Pereira da Costa ou Pinharanda Gomes. As principais acções da Fundação Lusíada passaram sobretudo, ao longo dos últimos vinte e cinco anos, pela organização em Portugal e no estrangeiro de encontros, colóquios e conferências subordinados à cultura, língua, história e pensamento portugueses. Contudo, o principal e mais valoroso contributo desta Fundação reflecte-se na sua importantíssima acção editorial, tendo publicado até esta data uma série de obras monográficas relativas a actas de colóquios e encontros subordinados a temáticas culturais inerentes à sua essência, bem como de trabalhos originais consagrados à cultura, pensamento e espiritualidade pátria.
Aparentemente adormecida nos últimos anos, a Fundação Lusíada parece agora dar sinais de querer redespertar, tendo apresentado no início deste mês o seu novo espaço virtual, visitável em www.fundacao-lusiada.org.
À Fundação Lusíada, as nossas boas-vindas ao ciberespaço e o nosso mais profundo agradecimento pela dedicação e empenho ao longo dos vinte e cinco anos da sua nobre existência, em prol da promoção e defesa da Língua e Cultura Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário