sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Em busca da arca perdida...

«Desaparecida desde 2008, quando foi vendida em leilão a um coleccionador privado, a Arca de Fernando Pessoa já conteve os seus 25,000 papéis, poesia, prosa e ensaios. Precisamos da sua ajuda para angariarmos 5,000 assinaturas que serão enviadas ao Secretário de Estado da Cultura de Portugal, para o convencer a encontrar a Arca e a colocá-a de seguida em exposição pública para que todos a possam admirar. (...)
Pensar-se-ia que uma arca feita de madeira não pudesse ter grande importância. Mas esta não é uma arca qualquer. Pessoa viveu em mais de 10 apartamentos diferentes em Lisboa, nos anos 30 e nunca deixou de levar a arca consigo. Ele mantinha a grande maioria dos seus papéis nela, desde livros inteiros a apontamentos e cópias de cartas que enviou. Ele era extremamente rigoroso com os seus papéis e mantinha-os quase todos - até pequenas notas nas costas de envelopes ou contas. Até uma nota para a sua empregada foi encontrada depois da sua morte. Como um símbolo, mesmo vazia, a arca representa toda a sua vida, porque a sua vida foi dedicada completamente à escrita, à sua 'Obra'.»
Nuno Hipólito sobre a Arca de Fernando Pessoa e o seu significado.  

(Clicar na imagem para aceder à página da petição.)

Cientes de que um povo sem memória é um povo sem história, não podíamos deixar de congratular o investigador de assuntos pessoanos Nuno Hipólito, autor do blog Um Fernando Pessoa, pela iniciativa patriótica de informar e sensibilizar os portugueses para triste situação que envolve o desaparecimento da tão famosa arca de Fernando Pessoa, vendida em leilão, pela sua família, a um desconhecido coleccionador do Norte do país em meados de 2008. A preocupação do autor da obra As Mensagens da Mensagem levou-o também à criação de uma petição internacional que se propõe reunir um mínimo de 5000 assinaturas, destinadas à actual Secretaria de Estado da Cultura, visando uma tomada de posição desta no sentido de localizar o paradeiro deste importante símbolo da cultura portuguesa, preparando a sua posterior compra pelo Estado Português.
Desde modo, é nosso dever publicitarmos esta petição, disponível em http://findthetrunk.com, convidando todos os interessados a assiná-la e promovê-la.

2 comentários:

  1. Como diabo foi possível vender assim um espólio deste calibre a um sujeito qualquer?
    Há coisas que não dá para acreditar, realmente.
    Com uma destas nem sonhava.

    Obrigado pela referência, NCP.

    Um abraço distante,

    NBJ

    ResponderEliminar
  2. Impressionante... Portugal parece cada vez mais entregue às mãos de mercenários, capazes de vender a própria mãe.

    Dá para ver o que foi leiloado em www.findthetrunk.com/leilao.pdf

    É escandalosa a forma como o Estado Português permite que algo do género aconteça.

    ResponderEliminar