terça-feira, 13 de setembro de 2011

I Congresso Internacional da Rota do Românico

«O valor catequético da arte românica, que procurava através de formas mimetizadas e estilizadas educar a comunidade local e paroquial, para a vida em sociedade, baseada nas sagradas escrituras, usos e bons costumes, continua hoje bastante latente nas pedras que encarnam as gentes que outrora, pela sua simples existência, nos tornaram naquilo que efectivamente somos.»
José Almeida em AENIMA XXI - Festival Interarte do Vale do Sousa.
«O Turismo e a Cultura deverão unir-se em torno de um objectivo comum: a fruição dos espaços e a divulgação da cultura. De facto, o turismo é uma vivência cultural, é o marco principal do produto que alavanca a deslocação das pessoas, sendo que toda a deslocação turística tem uma implicação cultural: sem a cultura não se explica o turismo. Como valor para a cultura, o turismo gera recursos para a sua conservação e beneficia as comunidades receptoras, motiva-as para a gestão do seu património e cria consciência de valor  dos diferentes patrimónios locais entre os turistas.»
Joana Neves em Jornal Publituris (ed. 1 de Janeiro de 2004)

(Clicar na imagem para ampliar.)

A Rota do Românico organiza durante os próximos dias 28, 29 e 30 de Setembro o I Congresso Internacional da Rota do Românico. Promovendo o diálogo entre cultura, lazer e economia, este será um momento de reflexão por excelência, dedicado ao património e ao seu papel no desenvolvimento dos territórios.
A participação neste importante congresso interdisciplinar é livre, estando no entanto sujeita a uma inscrição prévia, passível de realizar online até ao próximo dia 15 de Setembro. As conferências terão lugar no Auditório Municipal de Lousada, sendo que haverá ainda lugar para algumas visitas aos locais integrantes da Rota do Românico.

Sem comentários:

Enviar um comentário