sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lugares Inesquecíveis de Portugal

«O ser humano tem essencialmente duas formas estruturais de pensamento, o pensamento-racional-por-conceitos e o pensamento-por-imagens. A primeira forma está relacionada com a mente conceptual, analítica, com o que vulgarmente denominamos por razão, e utiliza o neocórtex do cérebro como veículo no corpo físico. A segunda forma está relacionada com o pensamento simbólico, com a imaginação, a analogia e a teoria das correspondências, e utiliza como veículo o sistema límbico do cérebro.
Desde há séculos,, a educação tem primado por desenvolver a mente conceptual, racional, e tem atrofiado a mente intuitiva e simbólica.»
Paulo Alexandre Loução em Lugares Mágicos de Portugal e Espanha.

Capa da obra Lugares Inesquecíveis de Portugal, da autoria
de Paulo Alexandre Loução.

É numa tentativa clara de procurar reverter a situação descrita no excerto supracitado, retirado da obra Lugares Mágicos de Portugal e Espanha, organizada por Paulo Alexandre Loução, que o também autor procura, à imagem do que fez o célebre Grupo Eranos, encetar um certo reencantamento do mundo, tentando neste caso uma clara convergência com a própria tradição portuguesa. 
Assim, o mais recente livro do autor da tetralogia Portugal Esotérico, intitulado Lugares Inesquecíveis de Portugal, procura traçar um roteiro mítico-simbólico por um Portugal que aguarda a redescoberta pelas suas próprias gentes, levando-as, em cada um dos lugares apresentados, à sua própria auto-descoberta, tanto histórica e cultural, como espiritual.
Editada pela chancela da Eranos, uma jovem editora que se pauta pela divulgação e criação de conteúdos, actividades culturais e turísticas, esta obra será hoje apresentada na cidade do Porto, pelas 21:30, nas instalações da Nova Acrópole. A apresentação estará a cargo do escritor e autarca Alberto S. Santos, contando-se também com a presença do autor Paulo Alexandre Loução. A entrada é livre.

Apresentação da obra Lugares Inesquecíveis de Portugal no
programa Cartaz das Artes da TVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário