quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livraria Portugal: 70 anos depois, o fim.

«A Livraria Portugal nasceu, decorria o 2.º ano da guerra que devastou grande parte do mundo, quando 3 homens que cedo tinham escolhido a profissão de livreiros, puderam confirmar o papel fundamental que o livro desempenhava na preservação da cultura, sobretudo nas grandes crises da civilização.»
A gerência da Livraria Portugal  aquando das comemorações 
do 40.º aniversário daquele estabelecimento em 1981. 

Quando um espaço de cultura encerra definitivamente as suas portas sente-se, geralmente, o imediato instalar de um misto entre tristeza e nostalgia. Quando esse espaço é uma livraria, sobretudo se a sua história é tão rica e preenchida como a da Livraria Portugal, esse sentimento torna-se ainda mais profundo e doloroso. Toda a sociedade acaba por sair prejudicada. Todos perdemos algo nessas funestas ocasiões, pelos mais variados motivos. 
Não é apenas uma mera questão económica que fica em jogo. Para além desse empobrecimento, assiste-se a um outro, porventura pior e que de modo algum podemos ignorar. São os elos do relacionamento humano que se quebram, é a ruptura do diálogo e partilha cultural que se suspende através da porta de um templo do saber que se fecha. São os amigos que se perdem, entre homens, mulheres, crianças e os próprios livros, esses objectos que apesar de físicos nos moldam a alma e ajudam a aprumar o espírito.
A cidade de Lisboa perdeu hoje um desses espaços. A Livraria Portugal encerrou definitivamente as suas portas e a nossa capital acordará amanhã mais triste neste anómalo Inverno de seca. Este é mais um rude golpe contra comércio tradicional, uma das principais fontes de (re)animação da mais autêntica alma das nossas cidades.
Fundada em 1941 na Rua do Carmo, a Livraria Portugal foi durante 7 décadas um ponto de passagem e de encontro entre diversas personalidades marcantes da cultura portuguesa. Ali compravam-se livros, mas também se discutiam os seus conteúdos, organizavam-se encontros, palestras e conferências. Era acima de tudo, como qualquer outra livraria, um local de partilha e de enriquecimento interior.
Amanhã, deste espaço, restarão apenas as memórias e um profundo sentimento de saudade. Mais um triste sinal dos tempos.

Quatro perspectivas sobre a histórica Livraria Portugal, localizada na
Rua do Carmo, em plena baixa de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário