terça-feira, 3 de abril de 2012

Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos

«Corre mundo uma falsa noção de individualismo, que convém analisar. Afirmam-se individualistas, reclamando-se com Ibsen e Nietzsche, certos temperamentos mórbidos, insociáveis e egoístas. Aqui, como em tudo, a palavra tem indefinidos sentidos, percorrendo toda série de possíveis caracteres e tendências morais.»
Leonardo Coimbra em Dispersos V - Filosofia e Política

Numa terra com um povo que tradicionalmente se caracteriza por um traço de personalidade colectiva marcadamente anti-filosófico, Leonardo Coimbra acabou por conseguir distinguir-se como um dos grandes pensadores do séc. XX. A sua obra e o seu legado bastariam para fazer jus à sua memória, contudo, a vida de Leonardo Coimbra, apesar de tragicamente curta, foi também digna de registo face às inúmeras facetas encarnadas por este nosso valoroso e activo intelectual.
A importância de alimentarmos, na sociedade de hoje, valores e desígnios inerentes às nossas grandes personalidades, levaram José Ruy, um dos principais mestres da ilustração e da banda desenhada em Portugal a criar um belíssimo álbum com o objectivo de transmitir de forma simples e clara a vida e obra de Leonardo Coimbra.  
Lançado pela Âncora Editores, este livro intitulado Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos foi alvo de destaque na edição do passado dia 13 de Março do semanário O Diabo, aproveitando-se o momento para aqui partilhar o conteúdo dessa breve recensão. 

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário