quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jogo do Pau na Quinta da Regaleira

«A origem do Jogo do Pau remonta ao manejo de armas medievais, aparecendo já referenciado por D. Duarte I no seu livro Ensinança de Bem Cavalgar a Toda a Sela. Neste, os nomes usados para designar as técnicas de ataque bem como as suas trajectórias, correspondem aos nomes que nos chegaram pela prática do Jogo do Pau até aos nossos dias. Os combates de Jogo do Pau nas feiras e romarias estiveram presentes na tradição popular desde os finais do século XIX, princípios do século XX, sobretudo na região minhota e chegando a envolver aldeias inteiras. Em certos casos o jogo foi um meio justiceiro eficaz par debelar revoluções populares como a “Maria da Fonte” ou para combate de forças inimigas, como nas invasões Napoleónicas, onde um grupo de lutadores de pau enfrentou e causou pesadas baixas ao exército francês, opondo corajosamente às balas e baionetas, o varapau e o peito aberto.»
Excerto do texto de apresentação do Colóquio de Esgrima
Lusitana da Quinta da Regaleira

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sendo actualmente mais conhecido por Esgrima Lusitana, o Jogo do Pau é uma arte marcial que, para além da sua característica de defesa pessoal, se apresenta também como uma modalidade de desporto de competição. A sua recuperação é hoje uma mais valia para o património histórico, etnográfico, folclórico e desportivo português. Outrora integrante do quotidiano nacional de Norte a Sul do país, esta modalidade conhece hoje entre nós um forte crescimento, fazendo inclusivamente parte do programas nacionais de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário.
Nos próximos dias 27 e 28 de Outubro irá realizar-se um encontro nacional deste desporto na Quinta da Regaleira, em Sintra, com oficinas práticas e um colóquio teórico, onde esta modalidade será estudada e elevada culturalmente.
Para inscrições ou mais informações contactar a Fundação CulturSintra através do endereço de correio electrónico regaleira@mail.telepac.pt, ou do telefone 219106650.

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário