domingo, 25 de novembro de 2012

Pensamento, Memória e Criação no Primeiro Centenário da Renascença Portuguesa (1912-2012)

«Renascer é regressar às fontes originárias da vida, mas para criar uma nova vida (...) O passado é indestrutível ; é o abismo, a treva, onde o homem mergulha as raízes do seu ser, para dar à nova luz do futuro a sua flor espiritual.»
Teixeira de Pascoaes em Renascença

(Clicar na imagem para ampliar.)

O Movimento da Renascença Portuguesa – que este ano celebra o seu centésimo aniversário – representou um dos principais esforços para uma refundação cultural de Portugal durante a primeira metade do século XX. A vasta intervenção deste movimento na sociedade portuguesa reflectiu, sobretudo através do seu órgão de expressão oficial, a histórica revista A Águia, a crença e a vontade expressa por uma significativa parte da elite intelectual nacional, de encontrar o caminho para uma outra república, distinta daquela implantada em 1910. Já então entendida como estrangeirada e longe de representar a tradição, os valores e desígnios históricos da pátria e raça portuguesas. O crescente interesse verificado por este movimento, assim como pelos inúmeros autores a ele associado, têm levado vários investigadores a estudá-lo, tanto em Portugal, como no estrangeiro, nomeadamente no Brasil e em Espanha, em particular na região da Galiza.
De modo a comemorar esta efeméride, terá lugar o Congresso Internacional Pensamento, Memória e Criação no Primeiro Centenário da ‘Renascença Portuguesa’ (1912-2012), a realizar-se entre os dias 29 e 30 de Novembro e o dia 1 de Dezembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Universidade Católica do Porto e, por fim, na Casa das Artes de Amarante. Organizado pelo Grupo de Investigação Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, este colóquio é apoiado por uma ilustre comissão de científica, apresentando uma lista de oradores constituída por nomes tão distintos como António José de Brito, Pinharanda Gomes, António Braz Teixeira, Paulo Borges, Joaquim Domingues, Celeste Natário, Ernesto Castro Leal, António Cândido Franco, Manuel Cândido Pimentel, Isabel Ponce de Leão, Miguel Real, José Almeida, Samuel Dimas, Renato Epifânio, Duarte Braga, entre outros.
Para inscrições, mais informações ou esclarecimentos, dever-se-á contactar o secretariado do congresso através do endereço de correio electrónico geci@letras.up.pt, ou através do telefone 22 60 77 105.

(Clicar na imagem para ampliar.)

(Clicar para ampliar.)

(Clicar para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário