segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

27 anos de destruição da nossa economia

Foi há 27 anos atrás que, no dia 10 de Dezembro de 1985, abriu portas o Continente de Matosinhos, ficando para a história como o primeiro hipermercado de Portugal. Nascido da parceria da portuguesa Sonae e da francesa Promodès, este hipermercado tinha inicialmente uma área de venda de aproximadamente 9864 m2,  apoiados por 72 caixas de pagamento. Um verdadeiro colosso para a realidade de então.
O aparecimento desta superfície deu início a uma verdadeira revolução dos hábitos de consumo nacionais, alterando irreversivelmente o panorama comercial português, assistindo-se ao rápido fortalecimento da grande distribuição em detrimento do comércio tradicional. Fenómeno este que contribuiu para o progressivo enfraquecimento dos centros das cidades em prol das periferias, onde este e outros estabelecimentos que lhe seguiram se acabaram por fixar.
Não deixa de ser curiosa a forma como as ilusões de modernidade e desenvolvimento de ontem se possam tornar na miséria real de hoje. Convém não esquecer que durante os primeiros anos que se seguiram à abertura do Continente de Matosinhos, foram inúmeras as escolas que ali acorreram em patéticas visitas de estudo, querendo mostrar às crianças as maravilhas modernas que chegavam do estrangeiro, onde tudo era aparentemente melhor e mais evoluído. Sem reparar, estava-se a assinar uma certidão de óbito à nossa economia, deixando-se entrar um enorme cavalo de Tróia que haveria de conquistar-nos e submeter. 

Inaugurado em Dezembro de 1985, o Continente de Matosinhos foi o primeiro
hipermercado de Portugal.

4 comentários:

  1. A pura das verdades!!
    Parabéns pelo excelente blog!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas suas palavras.

    Um abraço,

    N.C.P.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico artigo e excelente blog tal como já havia sido dito aqui!

    É muito bom saber que ainda se encontram bons artigos e boa escrita, neste meio onde nos entregamos cada vez mais a banalidades em detrimento do que realmente interessa.

    Um abraço,

    ResponderEliminar