terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Homenagem a Couto Viana

Passados aproximadamente três anos sobre a morte de Couto Viana, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, cidade de onde era natural, prestará uma justa homenagem a um dos principais homens de cultura do nosso século XX. Comemorando-se o nonagésimo aniversário do nascimento do poeta, será organizado um encontro poético-musical, assim como uma exposição dedicada à sua vida e obra.
A ligação de Couto Viana às artes e à cultura é hoje unanimemente reconhecida, tal como a sua importância e influência para as sucessivas gerações de portugueses que, com ele, despertaram para a magia da lírica, teatro e literatura. Influenciado pelas estéticas de vanguarda, procurou sempre romper com um certo marasmo que caracterizava grande parte da cena cultural do Portugal do século transacto. Conhecidas as suas simpatias políticas, chegando a fazer parte do conselho de redacção da revista “Tempo Presente” entre 1959 e 1961, nunca deixou que estas se impusessem sobre as suas amizades, ou ao seu amor pela cultura e criação artística. Amigo de David Mourão-Ferreira, iniciou-se com este, no ano de 1946, nas actividades do Teatro Estúdio do Salitre, em Lisboa. Fez parte da direcção do Teatro da Mocidade e esteve igualmente à frente do Teatro do Gerifalto e da Companhia Nacional de Teatro. No seu percurso conta-se ainda a importante passagem pela célebre Oficina de Teatro da Universidade de Coimbra, onde foi orientador artístico, sendo posteriormente substituído por Goulart Nogueira devido a outros compromissos profissionais, bem como pelo Teatro Nacional de São Carlos, Círculo Portuense de Ópera e a Companhia Portuguesa de Ópera.
Autor de uma vasta bibliografia dedicada à poesia, prosa e a ensaio dirigiu, entre as décadas de 1950 e 1960, várias publicações literárias e culturais, destacando-se os cadernos de poesia “Graal” e a revista “Távola Redonda”.
Falecido a 8 de Junho de 2010, a Câmara Municipal de Viana de Castelo resolveu agora homenagear Couto Viana através da organização de uma exposição retrospectiva da sua vida e obra, colocando a principal ênfase no seu contributo para o teatro e a poesia. Duas áreas que lhe eram bastante queridas e nas quais muito se destacou, tornando-se numa das principais referências dentro do contexto cultural português contemporâneo. A inauguração desta mostra terá lugar no próximo Sábado, dia 26 de Janeiro, pelas 15h, nos antigos Paços do Concelho.
Paralelamente a este acto, teremos na Quinta-Feira, 24 de Janeiro, dia em que o homenageado completaria o seu nonagésimo aniversário, um encontro que visa comemorar esta efeméride. Este evento realizar-se-á pelas 21h30, na sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, contando com as presenças de Eduíno de Jesus, que apresentará uma comunicação intitulada "António Manuel Couto Viana – Na Poesia e no Teatro"; José Campos e Sousa que musicará "Trovas à Mesa do Alto-Minho” e outras poesias de Couto Viana ditas por António Tinoco de Almeida; e ainda Manuel Sobral Torres que também irá musicar e dizer alguns dos poemas do poeta-dramaturgo.
Ambos os eventos são de entrada livre, estando abertos a toda a comunidade.

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário