segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Paula Rego, a Dama Pé-de-Cabra e outras histórias

«Apesar da base infantil, nada nos remete para um universo inocente; antes para uma encenação na qual reconhecemos facilmente as nossas tentações e os nossos medos e ressentimentos.»
Emília Ferreira em Paula Rego

Radicada em Inglaterra desde os anos 1970, Paula Rego representa um dos principais nomes vivos da pintura contemporânea portuguesa. A força e personalidade da sua obra não deixa ninguém indiferente. Aprecie-se ou não o seu trabalho, o traço desta artista nacional marca todos aqueles que o observam. A transposição para o universo criado pela sua criadora, ao longo de uma extensa e profícua carreira, torna-se inevitável, assim como a transformadora experiência sensitiva de num único olhar vivenciarmos a doçura e candidez sugerida pelo seu traço, cores e temáticas escolhidas, até àquele momento de viragem marcado por um profundo horror após o nosso subconsciente finalmente assimilar e processar a mensagem transmitida pela pintora, caracterizada grosso modo por visões nas quais os sonhos e utopias do Homem se transformam grotescamente nos seus piores pesadelos. Uma inquietude nascida da síntese simbiótica entre o sonho e o pesadelo. 
A partir do próximo dia 24 de Janeiro, a galeria londrina Marlborough Fine Art receberá uma exposição da artista portuguesa intitulada Dame with the goat's foot and other stories. Constituída por um núcleo central de seis trabalhos inspirados na famosa lenda medieval A Dama Pé-de-Cabra, história imortalizada por Alexandre Herculano durante o século XIX na obra Lendas e Narrativas, esta mostra poderá ser visitada até dia 4 de Março, contando ainda com a exibição de outras obras de Paula Rego, nomeadamente o quadro Do you remember an Inn, Miranda?, inspirado pelo poema homónimo de Hilaire Belloc. 
As imagens que se seguem constituem a série de seis pinturas inspiradas na lenda d'A Dama Pé-de-Cabra expostas brevemente em Londres.

A Dama Pé-de- Cabra I.

A Dama Pé-de- Cabra II.

A Dama Pé-de- Cabra III.

A Dama Pé-de- Cabra IV.

A Dama Pé-de- Cabra V.

A Dama Pé-de- Cabra VI.

Sem comentários:

Enviar um comentário