quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Entrudo Chocalheiro

«Em Podence não se concebe o Carnaval sem as enigmáticas figuras dos "caretos". São eles que animam toda a ritualidade destes dias de folia, num crescendo que ano após ano se vem notando a olhos vistos, sendo agora, para além dos rapazes, as crianças e as próprias moças que assumem, sem dificuldade este papel.»
António Pinelo Tiza em Inverno Mágico: Ritos e Mistérios Transmontanos

(Clicar na imagem para ampliar.)

Entre os dias 10 e 12 de Fevereiro a tradição voltará às ruas de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros. É o entrudo chocalheiro, ou festa dos rapazes, vestígios ancestrais da nossa primordial tradição, repercutidos no imaginário popular do ethos do nosso povo. Festa e religiosidade popular plasmada na recriação e vivência dos velhos ritos. Esta é uma oportunidade de viver uma experiência espiritual e cultural única, mergulhando no caos do sagrado e do profano, revivendo os ritos e costumes de alguns dos nossos antepassados.
Com uma organização a cargo do Município de Macedo de Cavaleiros e dos Caretos de Podence, este é um Carnaval mágico e identitário ao qual não podemos faltar. O nosso Carnaval.

1 comentário:

  1. Que pena ter visto tão tarde e não ter facilidade de deslocar-me até Trás-os-Montes.
    Ainda assim, obrigada por estar sempre atenta a estes eventos e pela divulgação!

    ResponderEliminar