sábado, 2 de fevereiro de 2013

História de Portugal de José Hermano Saraiva com a Sábado

«Entre os antepassados do actual povo português figuram, para a par, os povos das regiões do Sul, os Calaicos dos vales de Entre Douro e Minho e os habitantes das serranias do Centro, a que chamamos Lusitanos. Mas foram os Lusitanos que mais atraíram as simpatias dos nossos eruditos e poetas; desde Camões, os Portugueses vêem nos Lusitanos os seus mais nobres antepassados.»
José Hermano Saraiva em História de Portugal

(Clicar na imagem para ampliar.)

Desaparecido em 2012, o saudoso Professor José Hermano Saraiva era para a esmagadora maioria dos portugueses o rosto da nossa História. Convidado habitual dos serões televisivos de milhares de famílias, foi durante dezenas de anos o nosso principal divulgar histórico. Português de alma e coração, sempre fiel aos seus inabaláveis princípios, resistiu aos vis ataques de que foi alvo após o golpe de Estado de 25 de Abril de 1974. Exemplo para várias gerações, trabalhou do princípio até ao final da sua vida, num claro sinal de humildade e entrega em prol das nossas comunidades espalhadas pelo mundo.  
De modo a lembrar e homenagear a vida e a obra deste grande português, a revista Sábado resolveu oferecer aos leitores a sua História de Portugal, escrita em bom português e originalmente publicada pelas Publicações Europa-América. Dividida em seis volumes, a primeira entrega será feita já no próximo dia 7 de Fevereiro sendo posteriormente distribuída ao ritmo de um volume por semana, até ao dia 14 de Março de 2013. Uma iniciativa a não perder. 

Sem comentários:

Enviar um comentário