quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ciclo Foz Literária (2014-2015)

A Foz, em particular a chamada Foz Velha, representa uma das zonas mais pitorescas da cidade do Porto. Mantendo bem enraizada uma identidade que anima o espírito das gentes locais, trata-se de um espaço bastante privilegiado quanto à beleza da envolvente natural em que se insere, dominada pela vista sobre a Foz do Douro. Aquele lugar de invulgar magia onde as águas do rio morrem na imensidão do oceano. Contudo, para lá da beleza natural, do maravilhoso serpentear da malha urbana ou da força das relações humanas e respectivas tradições que daí advêm, uma outra Foz emerge entre os misteriosos nevoeiros que ali abundam durante as húmidas madrugadas. Trata-se de uma Foz literária, nascida do génio e da criatividade dos escritores e poetas que ali viveram e por ali passaram, deixando-se encantar pelo romantismo da arquitectura e o espírito daquelas gentes.
De modo a evocar e celebrar esse lado literário-cultural da Foz, a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde organizam entre Novembro de 2014 e Março de 2015 um ciclo de conferências, no qual várias personalidades irão partilhar diferentes olhares sobre esse outro lado da Foz do Douro. 
A primeira sessão terá lugar já amanhã, pelas 18:30, no Forte de S. João Baptista, com uma intervenção do incontornável José Valle de Figueiredo.
Todas as sessões são de entrada livre. A não perder!

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário