segunda-feira, 20 de abril de 2015

Guerra Junqueiro - Fragmentos de Unidade Polifónica

«Diz-se que a glória de um morto está ao abrigo de reveses. É possível que assim seja. Mas os mortos calam-se e não se explicam senão a Deus. Apenas os poetas, diz-se, transpõem as fronteiras do tempo, continuando eternos e falantes na obra que lhes sobrevive.»
Henrique Manuel Pereira em
Guerra Junqueiro - Fragmentos de Unidade Polifónica

(Clicar na imagem para ampliar.)

Recentemente evocado no Ciclo de Tertúlias Bruninas, Guerra Junqueiro foi, em inícios do século passado, celebrado como o "Poeta da Pátria", tendo hoje, inexplicavelmente, caído num certo esquecimento por parte dos portugueses. Nesse sentido, Henrique Manuel Pereira tem vindo a trabalhar com bastante afinco e proficuidade na recuperação desta figura maior da cultura portuguesa e europeia de finais do século XIX e inícios do século XX.
Depois de ter realizado um excelente documentário a propósito deste poeta e de ter trabalhado a dimensão musical da sua obra, Henrique Manuel Pereira publica agora a obra Guerra Junqueiro - Fragmentos de Unidade Polifónica. Editada pela Cosmorama, em parceria com a Universidade Católica do Porto, esta obra será apresentada por António Cândido Franco, no próximo dia 24 de Abril, pelas 19:00, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica do Porto. 
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário